fepasa jundiaí

dar vida a um espaço significativo, tombado pelo patrimônio nacional.

nasce um espaço de cultura, humanidades e futuros

 

                          Antigo Complexo Fepasa, em Jundiaí, tombado pelo IPHAN, se transforma no Expressa –                                                           Espaço de Cultura, Humanidades e Futuros

                    O lugar, que foi sede da Cia. Paulista de Ferroviários, passa a oferecer programação cultural e uma nova proposta de relação com a cidade através de ações voltadas à infância, comida e convivência

O antigo Complexo Fepasa, patrimônio material de Jundiaí, abre suas portas com a casa reformada. Em seus mais de 110 mil metros quadrados, que abraçam 34 edificações – ao custo de R$ 6,5 milhões bancados pela Prefeitura de Jundiaí que adquiriu o imóvel em 2001 – o espaço tem agora uma nova cara. 

Além da revitalização e reabertura do Museu Ferroviário, reforma na plataforma de desembarque e obras de melhorias do passeio público, o local ganhou um novo desenho, a partir da parceria e consultoria da Allma, hub criativo especialista em mergulhar em territórios, ouvir localmente e pensar em soluções. E então, a partir de rodas de conversa, observação e pesquisa, o antigo complexo deu lugar ao Expressa. Com novo nome e novo olhar, o espaço se conecta aos principais centros culturais do mundo.

Ana Dugaich, sócia do hub, define: “Muito mais do que um empreendimento municipal, o que temos em mente é um projeto humanístico que pensa o espaço como um centro de produção cultural, artística, tecnológica e empreendedora. Somos e seremos um lugar agente de transformações em constante evolução e vamos dialogar com a população sempre priorizando as pautas da cultura, criança, comida e cidade”.

Os quatro Cs

Foram esses os alicerces definidos para a condução dessa enorme locomotiva. Para atrair não apenas os moradores de Jundiaí (também do entorno), manter o local vivo todos os dias (não apenas aos finais de semana), propiciar encontros e impulsionar o empreendedorismo, o espaço olha para o dia a dia e para o futuro. Oferece prestação de serviços, como o Poupatempo  e uma Fatec (já instaladas); vai ofertar mesas compartilhadas, wifi gratuito e servir de ponto de apoio também a estudantes, artistas e quem tem ideias na cabeça e precisa de uma base. 

Olhando para a cultura, criança, comida e cidade, aposta ainda num quinto elemento: a convivência

O local, que começou a ser construído em 1890 pela Companhia Paulista de Estradas de Ferro para abrigar as oficinas de locomotivas à vapor, conta agora com sinalizações coloridas e lúdicas, com uma programação permanente (que esquentará em 2023), com a ocupação do terreno em suas áreas ao ar livre e também em seus auditórios e salas de ensaio. A entrada é gratuita.

O Movimento Slow Kids abriu os trabalhos pensando especialmente nas crianças e suas famílias, em setembro de 2022. Com contação de história, cortejo, show (Beatles para Crianças) e atividades com a mão na terra, o novo espaço foi reinaugurado com alegria e novos mobiliários. A ideia é estimular o brincar livre, mais natureza e menos tela e dar uma boa estrutura também aos cuidadores: há bancos em áreas sombreadas, almofadões e cadeiras de praia, por exemplo.

A comida entra então nesse trajeto para alimentar os visitantes, mas não só: o Expressa quer promover a agricultura e o comércio local, celebrar as hortas e colheitas vindas da Serra do Japi, o produto orgânico, a cultura caipira e rural. Haverá feiras, encontros e diálogo a respeito do futuro da comida. Em dezembro (2022), por exemplo, aconteceu o lançamento da Rota da Cerveja Artesanal, que passa a compor o conjunto de rotas turísticas de Jundiaí.

A cidade é o eixo principal. Jundiaí já se mostra atenta às inovações que acontecem nas principais cidades do mundo e tem políticas públicas urbanas que priorizam as crianças em seus trajetos e bem estar. Um dos exemplos é a integração com a Urban 95, uma iniciativa da Fundação Bernard van Leer, que olha a cidade a partir da altura de 95 cm, a média de quem tem 3 anos. 

A cultura é o vagão-chefe. O local servirá de palco para artistas, festivais, espetáculos, shows, exposições e festas literárias. Os convidados serão locais e de fora – assim como o público. Apresentações ao ar livre e no teatro. 

A Allma continua participando da iniciativa através da curadoria e programação 🙂

O Expressa é para todos. Ocupe esse lugar da cidade, ele é seu também!   

 

EXPRESSA – Espaço de Cultura, Humanidades e Futuros

SERVIÇO:  End.:  Avenida União dos Ferroviários, 1760, Centro – Jundiaí / Tel.: (11) 4589-6800

E-mail: agendacomplexofepasa@jundiai.sp.gov.b